segunda-feira, 28 de outubro de 2013

As Vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky


Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.


Livro: As Vantagens de ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Paginas: 224



O livro nos trás através de cartas a vida de Charlie, ele é um menino comum, como qualquer outro, mas que se comunica com um amigo que não sabemos quem é através de cartas (ideia legal, não?). Ele está indo para escola e nesse começo do ensino médio, Charlie está sem amigos por algumas coisas que aconteceram e ele se vê sozinho, ate que ele cria coragem e tentar fazer novos amigos. E ai entra Sam e Patrick, dois personagens ótimos e que nunca esquecerei e os novos amigos de Charlie.

"- Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece."

 Minha opinião: O livro para mim foi ótimo, e foi melhor ainda porque bateu muito com o momento que estou passando da minha vida. Me identifiquei de mais com o Charlie e com a “Charlice'' dele. Apesar de algumas pessoas não terem gostado do começo, achado ele muito lento, eu amei o livro de cabo a rabo. A simplicidade como o livro é contada me animou de mais e me fez querer ele o mais urgente para minha estante (é de uma amiga :/).
Os personagens do livro me cativaram bastante, principalmente o grupo de amigos do Sam e do Patrick, eles eram demais. E além do mais temos o Patrick, esse cara é fantástico e entrou pra lista dos meus personagens favoritos.
Os temas que o livro aborda, para alguns podem ser pesados, mas eu não vi nada demais. Não é alguma coisa forte, na qual você vai fechar o livro e não quere ler mais, não se tem muito detalhes sobre isso. O próprio Charlie decidi não falar muito sobre isso, mas que está lá ai está.
 E temos o que eu mais amei o livro, as referencias literárias e principalmente musicais. Aquele grupo tinha um belo gosto musical. 

"- E seu livro favorito?
-Este lado do paraiso, do F. Scott Fitzgerald.
-Por quê?
-Porque foi o ultimo que li."


 Edição: O livro vem numa edição ótima e a Editora Rocco caprichou. Apesar de não ter folhas amareladas, estava tudo bem. A fonte é ótima junto com a diagramação e o espaçamento.  A capa é a coisa mais linda do mundo, tanto como a do filme ou a do livro original, eu amei as duas.




 Sobre o filme: Pra ser sincera eu não gostei do filme como um conjunto de adaptação. O filme sozinho é ótimo, mas como eu já tinha lido o livro e depois eu fui ver o filme eu não gostei muito.  Sei lá, parece que no filme trazem a ideia de um Charlie idiota no começo, não gostei nenhum um pouco. E também tem o fato de que no filme podia ter mais algumas cenas, e não me venha com a ideia “é um filme não pode caber o livro todo nele”, nada disso. É um filme sim e tinha cenas no livro que podiam muito bem ter sido colocada. 

_________________________________________________________________________________

Obs: Não há fotos do livro tirada por mim, porque eu havia tirado só que o meu celular resolveu dá pau e  perdeu todas as fotos que estavam armazenadas nele e não no cartão de memoria :/

Nenhum comentário:

Postar um comentário